Cronista Armando Nogueira

Nesta quente manhã de outono, no agradável bairro carioca da Lagoa, despediu-se de nós Armando Nogueira. Vítima de um câncer no cérebro, o acreano e botafoguense fanático foi uma verdadeira autoridade no jornalismo brasileiro. Seus colegas lhe prestam as devidas homenagens, exaltando o grande profissional que foi. Com Cid Moreira, comandou o Jornal Nacional durante anos, mas não foi só isso. Antes mesmo de revolucionar o telejornalismo brasileiro, foi colega, por exemplo, de Fernando Sabino. Ao testemunhar o atentado a Carlos Lacerda, narrou o caso em primeira pessoa, tendo sido pioneiro nisso, e passou a ser admirado por gênios do naipe de Rubem Braga, Drummond e Manuel Bandeira. Escreveu vários livros sobre a primeira paixão nacional (a segunda não é oportuna para o momento).

E o homem Armando Nogueira, quem foi? Terá sido um bom pai, um bom amigo ou bom companheiro de trabalho? Será que conversava de forma tão elegante quanto descrevia Garrincha ou Zico? Isso parece pouco importar, quando se conhece apenas um lado – o profissional. Mas o quanto de pessoal existe em cada profissional? Armando, por exemplo, enquanto cronista, quantas vezes usava de sua veia poética para exaltar a beleza de nosso futebol? 
Eu não convivi diretamente, sequer o conheci pessoalmente. Mas através de suas belas crônicas, creio ter conhecido pelo menos uma pequena parte do homem que foi Armando Nogueira. E o que conheci foi bom e gentil. Foi inteligente e romântico. Ninguém está isento de erros, de covardias e leviandades, pelo menos uma vez na vida. Mas se, como homem, ele foi o que esta pequena impressão me deixou através de suas palavras, deixo aqui meus sinceros sentimentos aos mais próximos – amigos e familiares – pelo que, ao meu ver, também é uma grande perda.

 

 Armando Nogueira 
Xapuri/Acre, 14 de janeiro de 1927 – Rio de Janeiro, 29 de março de 2010
Caricatura autorizada por Brito
Anúncios

3 pensamentos sobre “Cronista Armando Nogueira

  1. Não tô conseguindo responder tua DM pelo Twitter, sei lá por que…Teu blog tá muito bonito com este template novo, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s