O debate no rumo das Eleições

 

 

Charge do Novaes

Charge do Bloghumor do Novaes

 

Ontem, após assistir ao debate dos presidenciáveis na TV Record, surgiu uma série de dúvidas na minha cabeça sobre a  importância dele e seu real poder no rumo das eleições.

Comentando o desempenho dos candidatos no twitter (@marco_sa), pedi que a @ju_freitas me indicasse um cientista político para sanar minhas indagações. Pois foi @edufrei com quem conversei há pouco. Em um bate-papo informal, ele foi breve e claro nas respostas, que transcrevo a seguir:

@marco_sa: Como a maioria da população avalia o desempenho do candidato no debate? A esta altura, tão próximo do pleito, pode mudar a opinião de muita gente?

@edufrei: A importância do debate, pra mim, se dá na formação de opinião e revereberação das mesmas. Forma a “massa” que opina, que convence. Nessa lógica, o alcance é considerável, afetando mesmo aqueles que nao veem o debate. O desenvolvimento dele em si é mensurado de formas diferentes, mas a segurança, o conhecimento de números e dados, firmeza na defesa de suas posições são indicativos positivos. Por incrível que pareça, a fala dentro do tempo é tida como ponto positivo por grande parte dos eleitores. Nisso, o Serra erra todas. Algo notório a ser avaliado é: o ônus do debate é da direção, de quem ta na posição.Vai no debate pra apanhar e minimizar porrada.

@marco_sa: Serra foi mal e a Dilma até brigou com o cronômetro. O Plínio fez piada. Mas isso muda muita coisa?

@edufrei: Existe uma parcela com voto mutável. Existe a discussão do voto útil. Existem elementos que permitem essa mudança.

@marco_sa: Importante você ter falado na direção. A gente sabe que a Dilma era o alvo. Você não acha que ela ‘gaguejou’ algumas vezes?

@edufrei: Acho a Dilma bem melhor quando atacada. Ela se sai melhor quando se defende. Se solta. Do contrário, pausa muita a fala.

@marco_sa: Mas é possível que uma parcela considerável mude seu voto por causa de um debate?

@edufrei: Eu avalio 2 perfis que veem debate. 1) avaliar seu candidato (não mutavel) 2) definicao de voto (mutável). (Então) considerável não. As coisas estão cada vez mais herméticas. Mas pode ter algum fato politico novo. Aí sim passa a ser considerável.

@marco_sa: Você acha que se fosse o Aécio em vez do Serra, a oposição estaria melhor nas pesquisas? O povo percebe que a candidatura do Serra foi uma ‘imposição’? Dizem que FHC preferia o mineiro.

@edufrei: Serra ainda vai ser estudado e ainda deu azar de competir com o Lula e sua candidata. Não pode ser oposição mas nao é situação. A tarefa da oposição era ser oposição. Se você for falar com os Anti-Lula, eles não gostam do Serra! A tática foi errada. Sobre Aécio x Serra não acho tão simples assim. Pode ser que o Aécio tenha uma imagem menos ligada ao PSDB. Isso seria bom pra eles.

@marco_sa: Mesmo com a tática certa, dificilmente ele desconstruiria a força que Dilma obteve, a partir do carisma do Lula, não acha?

@edufrei: Sim, sim. É algo consideravel, ter o Lula como presidente quando foi. Lula é o Simbolismo de um Povo. Essa é sua força. Fala de futebol, fala como o povo, faz churrasco no fim de semana, fala plavrão quando quer, brinca, bem humorado… Enfim, tudo isso agrega valor mesmo que no inconsciente.

@marco_sa: A Marina está mais incisiva. Se desde o começo estivesse assim, poderia estar melhor nas pesquisas?

@edufrei: Ela está mais firme. Mas não acredito que ela passe ou passasse dos 12%, 14%. E historicamente o resultado do 3º lugar.

@marco_sa: Acho que você respondeu todas as minhas dúvidas (pelo menos até agora). Muito obrigado!

@edufrei: Nada! Agora, não tenho respostas, mas sim minhas impressões. Estamos aí para qualquer coisa. Sinta-se a vontade.

FIM

==

Quero agradecer ao cientista pela simpatia e prontidão. Somos de posições políticas diferentes e nada disso impediu que nós conversássemos com descontração e respeito. Por que muitos candidatos não se comportam assim? Eu gostei do papo, e você?

Anúncios

Um pensamento sobre “O debate no rumo das Eleições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s